Proposta de Possíveis Intervenções para Crianças Autistas


Objetivo: Promover a estimulação sensorial e o engajamento dos alunos autistas, visando o desenvolvimento e a interação, buscando perceber qual dos ambiente possíveis mais se adequam para uma intervenção.

Possíveis cenários:
1. Sala de Estimulação Sensorial: • Crie uma sala adaptada com diferentes elementos sensoriais, como luzes coloridas, projeções de imagens, músicas relaxantes e texturas variadas. • Permita que os alunos explorem livremente o ambiente, estimulando seus sentidos por meio do toque, da visão e da audição. • Observe suas reações e interações, registrando seus interesses e preferências sensoriais.

2. Estimulação Tátil:
• Monte estações de atividades táteis em mesas ou tapetes macios, com materiais diversos, como massinha, areia, água e objetos com diferentes texturas. • Incentive os alunos a explorarem os materiais, estimulando o toque e a manipulação. • Crie atividades simples, como fazer formas com a massinha ou brincar de descobrir objetos escondidos na areia.

3. Estimulação Visual:
• Utilize objetos e brinquedos com cores vivas e contrastantes para atrair a atenção dos alunos. • Apresente imagens ou cartazes com imagens simples e claras, como rostos, animais ou objetos do cotidiano. • Realize atividades de pareamento visual, onde os alunos devem associar objetos ou figuras iguais.

4. Estimulação Auditiva:
• Crie uma playlist com músicas calmas e suaves para serem tocadas durante as atividades. • Utilize instrumentos musicais simples, como chocalhos ou tambores, para estimular a audição e o ritmo. • Experimente sons variados, como sons da natureza, para criar um ambiente auditivo enriquecido.

5. Comunicação Alternativa e Aumentativa:
• Utilize recursos de comunicação alternativa e aumentativa, como pranchas de comunicação, símbolos ou sistemas de troca de figuras. • Trabalhe em parceria com fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais para desenvolver estratégias adaptadas às necessidades individuais de cada aluno. • Incentive a expressão e a comunicação, mesmo que seja por meio de gestos, vocalizações ou olhares.

6. Interação Social Adaptada:
• Promova interações sociais adaptadas, como jogos de imitação, turnos de brincadeira e atividades cooperativas. • Utilize objetos ou brinquedos preferidos pelos alunos como pontos de interesse comum para facilitar a interação. • Envolva professores, terapeutas e colegas da sala de aula para criar um ambiente inclusivo e colaborativo.

Comentários