Lembretes sobre a psicologia da deficiência

Com o intuito de desafiar visões estigmatizadas e preconceituosas sobre a deficiência, buscando criar uma sociedade mais inclusiva, empoderadora e justa para todas as pessoas, independentemente de suas habilidades e limitações, foi importante a elaboração em aula sobre o desânimo aprendido que pode surgir quando uma pessoa enfrenta barreiras constantes, discriminação ou limitações impostas pela sua condição. À medida que essas dificuldades se repetem ao longo do tempo, a pessoa pode internalizar a crença de que não tem o poder de superar os obstáculos ou de alcançar seus objetivos, o que resulta em um sentimento de desesperança e desânimo. No entanto, é importante ressaltar que o desânimo aprendido não é uma condição inevitável ou permanente, o poder do encorajamento através do suporte adequado e das oportunidades de empoderamento auxiliam de forma siginificativa no desenvolvimento da mentalidade positiva. Não se achava ser possível um ser humano ter a capacidade de humanizar outro ou não, porém se pensarmos o simples ato de o perceber o ser humano além do estigma é humanizador e desenvolvedor de autoconfiança.
Adicionando aos fatores que contribuem para o desenvolvimento da autonomia foi listado o currículo funcional, que é uma abordagem educacional que se concentra no desenvolvimento de habilidades práticas e funcionais que são relevantes para a vida cotidiana e independência do aluno. O objetivo é preparar os estudantes para serem autossuficientes e capazes de realizar tarefas essenciais, como cuidados pessoais, habilidades domésticas e habilidades de trabalho.
Changing The Way We Talk About Disability, by Amy Oulton

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