Paralisia Cerebral e as Lesões na Medula



Padrões de postura e movimento distinguem os tipos:
Espasticidade – padrão de contração e flexão. (inervação recíproca acontece ao mesmo tempo, os músculos se contraem ao mesmo tempo e não permitem o movimento pois estão demasiadamente contraídos). Os músculos afetados pela espasticidade podem ficar rígidos mesmo quando a pessoa está em repouso.
Atitose/disquinesia – alternância de padrão de extenso e padrão de flexão (inervação recíproca está perturbada pois os músculos se contraem de forma involuntária, como se fossem espasmos. Chacoalhar)
Inervação recíproca: músculos precisam de alternância para que os músculos sejam capazes de se alternar para um relaxar e o outro contrair. Coordenação na alternância de contração do movimento.

*Hemiplegia – parte do corpo / metade do corpo. Lesão cruzada – lesão lado esquerdo do cérebro afeta o lado motor direito.

Dentro das vértebras está a medula espinhal – q tem como função transmitir impulsos cranianos para os nervos. Quanto mais próxima a lesão for da caixa craniana, maior será a dificuldade e o nível da deficiência. As lesões não precisam necessariamente serem motoras, podem também ser sensoriais. Logo compreende-se porque quando os nervos foram cortados e a pessoa ficou paraplégica, caso quebre algum osso ou fique queimada, não irá perceber.

3 problemas q podem ocorrer na espinhal medula: Motor – Sensibilidade - Urinário Pode haver doenças musculares que causam perda na mobilidade, como a Distrofia Musculares Progressiva (Stephen Hawking)

Vídeo com explicação adicional (EN)

Comentários